Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ciência e religião: um clérigo de Ponta Grossa nos ensina muito!

DARWIN e a RELIGIÃO

A Teoria da Evolução nos remete imediatamente para os limites entre religião e ciência. De fato, é difícil lermos uma postura radicalmente contrária à ela e pensarmos em posição ideológica de uma pessoa com profundos compromissos religiosos muito particulares. O literalismo, fundamentalismo religioso que toma os escritos da Bíblia como literalmente precisos, é apenas uma das posições, dentre muitas, nas vertentes religiosas.

Na seção de Cartas da revista VEJA desta semana (18/02/2009) o monge beneditino Dom Mateus de Salles Penteado nos dá uma verdadeira aula sobre ciência e religião. Ele diz que o livro do Gênesis não é uma INFORMAÇÃO sobre a criação do mundo, mas uma REFLEXÃO sobre a condição espiritual humana. Isso implica uma leitura muito mais profunda do que a de uma simples notícia.

A rigor, um literalista deveria ser evolucionista, pois quando um dos profetas anuncia a vinda do Messias, ele diz que no futuro haverá paz, e que até os animais deixarão de enfrentar conflitos. O leão e o cordeiro viverão em paz e comerão no mesmo pasto. Ora, se o leão comerá capim, sua dentição será completamente diferente e ele pertencerá a outra ordem de mamíferos. Em outras palavras, terá se transformado em outra espécie! E os ecossistemas, sem carnívoros, estarão mais ameaçados do que hoje... Nem Darwin se arriscaria a ir tão longe! Obviamente, uma leitura dessas, literal, seria verdadeiro insulto à inteligência de qualquer um. A passagem é plena de simbolismo e cada um de nós, ovelha em certo sentido, pode sentir uma sensação reconfortante ao pensar que o futuro não nos trará tanta preocupação ... Nossos inimigos se aquietarão e não mais desejarão nosso fim...

A carta do monge termina dizendo: "um bom teólogo não pode contradizer a ciência, sob pena de fazer péssima teologia. A ciência e a fé não se opõem porque respondem a perguntas diferentes.".
Parabéns, Dom Mateus!

6 comentários:

  1. Parabéns Nélio.
    Não é a religião o oposto da ciência e sim o irracionalismo.
    abs
    edward

    ResponderExcluir
  2. Oi Nélio,
    Parabéns pela iniciativa. O texto me fez pensar sobre os espaços de discussão sobre ciência e religião. Acredito que existam espaços de discussão sobre as questões religiosas que são pouco acessíveis para a população. Geralmente estão nas mãos dos clérigos. A religião tem um princípio que na minha opinião é pouco considerado pelos literalistas, o livre arbítrio. Ele garante que o sujeito possa tomar suas decisões de maneira livre e democráica, mesmo se baseando nas orientações religiosas. Estas, por sua vez, são socialmente constuídas nos debates, principalmente de seus líderes que são considerados "institucionalmente" aptos a orientarem a interpretação desses textos.
    A democratização da crítica sobre a religião, ampliando o debate já desenvolvido pelos clérigos, pode trazer pontos positivos, inclusive para a aceitação da ciência. Acho que a escola pode ser um importante veículo para esse debate....

    ResponderExcluir
  3. Oi Nelio, parabéns pela criação do blog, mais um espaço que contribuirá para o avanço de nossos estudos e discussões sobre o ensino de ciências!
    Abraços
    Gra

    ResponderExcluir
  4. Grande Nélio,

    O Dom Mateus e outros tantos líderes religiosos têm se mostrado pró-evolução, desde que este tem sido divulgado amplamente na mídia (bicentenário, aniversário do "Origem"), quem vai se opor à grande mídia?

    Estes últimos dois anos são dignos da força da divulgação científica. Fico feliz por ver debates acalorados na TV, na internet, e a ascensão de diversos livros sobre a vida do Darwin, como o último do DESMOND/MOORE sobre os negros e a visão de Darwin.

    Fizemos parte aqui na Paraíba de uma Extensão (algo que quase nunca há em bio) sobre divulgação científica, os produtos dela estão em: http://evobiouepb.blogspot.com

    Sou seu mais novo seguidor.

    Até breve,
    Allysson

    ResponderExcluir