Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Darwin: postillion of the Andes

O I International Symposium on Evolutionary Biology (www.iseb2012.com) reuniu pesquisadores de várias partes do mundo e constituiu um evento memorável, além de dezenas de apresentações de posteres, de altíssima qualidade. Finalmente achei alguém que me explicou porque não existem mamíferos verdes (fica para outra postagem...).




Eu prometi deixar indicações de fontes bibliográficas disponíveis, reproduzindo as pranchas finais que apresentei. Aproveito para acrescentar o vídeo que não tive tempo de apresentar. Eu tinha incluído um pequeno trecho deste vídeo que está disponível no YOU TBE, bastando buscar "DARWIN NOS ANDES":

A parte inicial do vídeo:


A parte final do vídeo:

O vídeo está baseado no livro editado pela Ed. Odysseus (Darwin no telhado das Américas). Na segunda edição (de 2009) tive de incluir um capítulo adicional, descrevendo os detalhes do desfecho da história de Charles e Fanny. Se o irmão dela tivesse embarcado quase certamente ocorreria o que tinha sido garantido por FitzRoy: eles poderiam desembarcar depois de conhecer o trópico, e provavelmente voltariam de Montevidéo, em meados de 1832. Nada de Galápagos e muito menos do Bosque fóssil! Já pensaram?

No livro que está sendo lançado agora (Pensamento científico. Ed. Melhoramentos) há um capítulo sobre Darwin que focaliza mais detidamente a construção dos principais conceitos da teoria, em especial sua ruptura com o finalismo aristotélico e com a teologia natural.

Aqui vão as indicações de fontes e bibliografia:




Um comentário: