Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Encontro da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia

Começa hoje o IX encontro da ABFHiB (www.abfhib.org), com um belo programa de conferências, sessões paralelas e apresentações.

Minha apresentação será daqui a pouco, e, como já adiantei na postagem de Abril passado, quando estava na Biblioteca Municipal de Verona, será sobre um texto que lá achei, em que Giovanni Serafino Volta ataca Lazzaro Spallanzani, naquilo que chamei de sua última querela sobre o sexualismo dos vegertais.

Fiquei surpreso e ver como o sexo dos vegetais foi uma metáfora da libertinagem no século XVIII, e a poesia botânica para moças era considerada obscena. Andy Warhol certa vez disse que se quisesse fazer um filme pornô, filmaria a polinização de uma flor. Mal sabia ele que era exatamente assim que a polinização era vista naqueles tempos das luzes. Não `a toa, Erasmus Darwin, considerado libertino, escreveu seu poema botânico para moças, de maneira anônima, esperando fazer algum dinheiro com ele, o que de fato fez (foram várias edições, o que o surpreendeu bastante).

A apresentação está disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário