Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ensino de Evolução e História do Darwinismo - FINALMENTE!

Finalmente fica disponível na internet, sem qualquer custo, minha tese de doutorado. Eu queria ter feito isso antes, mas confesso que era operacionalmente complexo. Ela tinha sido produzida em WordPerfect  na Inglaterra, em uma versão que eu nunca consegui converter sem problemas. A saída foi redigitalizar todo o texto, convertendo partes em arquivos editáveis, arquivos de imagem e arquivos PDF, o que demorou um pouco. Mas, ao final,  isso gerava um arquivo grande demais para as plataformas da USP e da CAPES.

A equipe da FEUSP me encaminhou há poucos dias o arquivo, que ainda tinha tamanho muito grande para ser colocado na rede, e sem a digitalização dos resumos. Com um software que lê arquivos de imagem (que me foi fornecido por uma amiga - ela é cega e terminou seu doutorado na Itália lendo livros com ele! - grazie mille Sara!) foi possível converter o que ainda faltava, a fim de obter todos os arquivos requeridos, no tamanho adequado. Ainda escapou alguma coisa, mas o resultado me parece compreensível.

Aí vai a tese, defendida em 1991:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-16082013-145625/

Bom proveito!

2 comentários:

  1. Muito bom professor. Certamente faço questão de lê sua tese. Já, vi, algumas participações suas juntamente com o professor Pinna. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Professor,

    Meu nome é Fernanda Azevedo e estou trabalhando em um projeto de mestrado onde uso a sua tese como parâmetro. No final deste arquivo muitas páginas estão faltando e é justamente na parte que mais se assemelha com o meu trabalho. Pra ser mais precisa as páginas 241, 244, 249, 252, 253, 255, 258, 260, 262, 265. Sei que é um pouco inconveniente este pedido pois como você descreveu, deu um trabalhão esse arquivo já disponibilizado mas teria como eu ter acesso à essas páginas que estão faltando?
    Desde já peço obrigada e parabenizo pelo seu trabalho, que além de bem executado está me ajudando bastante a colocar as idéias em ordem.
    Meu email é fernanda.azevedo@ufrj.br, muito obrigada.

    ResponderExcluir