A matéria de hoje do jornal Estado de São Paulo, com chamada de primeira página, traz uma matéria com os primeiros resultados da pesquisa apresentada nos encontros de Veneza e Florença há poucos dias. Nela são apresentados os resultados brasileiros de uma parte do Projeto ROSE (http://www.uv.uio.no/ils/english/research/projects/rose/), que se refere a o que os jovens que iniciam o ensino médio pensam sobre evolução biológica. A amostragem tem representatividade nacional e regional, utilizando a amostra do PISA, e mereceu destaque no encerramento do congresso de Florença (www.pcst2012.org). A matéria completa pode ser encontrada em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jovens-brasileiros-conciliam-bem-ciencia-e-religiao,866620,0.htm?reload=yhttp://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jovens-brasileiros-conciliam-bem-ciencia-e-religiao,866620,0.htm?reload=y
O trabalho está sendo desenvolvido como projetos de doutorado por Ana Maria Santos Gouw, que explora os resultados gerais das opiniões dos estudantes sobre ciência e tecnologia, e Helenadja Mota Rios Pereira, que explora os resultados da parte brasileira do questionário, que se refere a atitudes em relação à evolução e religião. As atitudes em relação ao meio ambiente estão sendo estudadas por Mariana Antonieta Prado, como trabalho de iniciação científica, e seus resultados parciais foram apresentados em novembro passado no Simpósio de Iniciação Científica da USP.
O grupo de pesquisa tinha desenvolvido dois trabalhos exploratórios, utilizando uma amostra mais restrita, com 294 estudantes de Tangará da Serra – MT e 358 estudantes de São Caetano do Sul – SP. Esse estudo prelininar resultou na tese de doutorado do professor da Universidade federal de Santa Maria (UFSM) Luiz Caldeira Brandt de Tolentino Neto, explorando os interesses gerais dos estudantes por ciência e tecnologia (http://www.uv.uio.no/ils/english/research/projects/rose/partners/brazil/bra-caldeira-tolentino-neto.pdf) e na dissertação de mestrado da docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Graciela Silva Oliveira, publicada recentemente (http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/226), que abordou a temática evolutiva. Como parte desse esforço de pesquisa, temos ainda a tese de doutorado do professor da Universidade Federal de Sergipe Acácio Alexandre Pagan (http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Biologia/teses/ser_humano.pdf) que explorou especificamente a temática da evolução humana.
O tema da redação do último vestibular da UNICAMP foi justamente sobre os resultados da pesquisa exploratória do projeto ROSE em S. Caetano do Sul e Tangará da Serra (http://vestibular.brasilescola.com/correcoes-provas/comentario-redacao-01-unicamp-2012.htm) que tinha sido alvo de uma publicação da Revista Ciência Hoje (http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/282/ciencia-rejeitada).
A pesquisa foi financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do CNPq, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES, e pela Faculdade de Educação da USP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário