Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Lazzaro Spallanzani e Serafino Volta

Depois de um longo período de ausência no blog, que passará por reformulações profundas (estamos trabalhando bastante, aguardem notícias em breve!) retomo os posts com as novidades "do momento".

Em uma sessão de mais pesquisas na Itália, antes de participar de dois importantes eventos, um no Instituto Veneto de Ciências, Letras e Artes (www.istitutoveneto.it) e outro no XII Congresso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (www.pcst2012.org), aproveito para fazer mais pesquisas bibliográficas nas fontes primárias do Settecento Vêneto.

Pesquisando a questão dos fósseis de peixes marinhos encontrados em montanhas que iriam resolver a questão da ocorrência literal do Dilúvio Universal, encontrei este livreto na Biblioteca Municipal de Verona.

É um escrito de 1798, um ano antes da morte de Lazzaro Spallanzani, e traz uma série de críticas a ele e a seu modo de pesquisar e escrever.

Na verdade, trata-se da exploração de resultados de experimentos sobre a polinização realizados por Spallanzani, que Volta coloca em dúvida.

Ele aproveita para criticar toda a obra de Spallanzani, de fio a pavio, em pouco mais de 30 páginas. Na verdade, trata-se talvez do último entrevero entre os dois abades, dado que Spallanzani faleceu em fevereiro de 1799. Para entender a rivalidade entre os dois é necessário conhecer não apenas as questões teóricas que estavam envolvidas, mas também o histórico da expulsão de Volta do Museu de História Natural da Universidade de Pavia, depois denunciar Spallanzani de grave delito, doze anos antes.

Esse episódio foi tratado por Maria Elice Brzezinski Prestes no último congresso da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (www.abfhib.org). Estou escrevendo sobre esse artigo para o próximo encontro, que vai ocorrer em agosto próximo, em Ribeirão Preto.

A inscrição de trabalhos termina hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário