Logo mais, junto com Paulo Sérgio Garcia e Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, apresentaremos o poster com o trabalho sobre o estudo do ENEM, escrito ainda com Ana Maria Santos Gouw e Paulo Henrique Nico Monteiro.
O trabalho pode ser baixado da internet sem custo no seguinte link:
http://www.sendspace.com/file/dkwv67 (copie o link e cole em seu navegador).
No Chipre apresentamos o modelo experimental e o método estatístico. Neste congresso apresentamos a hipótese que explica o que denominamos PIR (Performance Induzida Reversa), ou seja, que a leitura do texto de apoio da questão PREJUDICA o desempenho do estudante. Os dois artigos foram bem avaliados nos dois congressos, com dois avaliadores independentes em cada evento. Um membro da equipe do PISA assistiu nossa apresentação no Chipre e combinamos de encaminhar mais dados sobre nossos achados. Essa pesquisadora nos adiantou que a equipe do PISA tem realizado estudos que indicam resultados similares, embora ainda não os tenham publicado. Um estatístico da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP esteve presente `a apresentacão na Espanha e tivemos uma discussão sobre o artigo que poderia ser chamada de "acalorada". Ele se prontificou a propor a seu chefe um seminário onde possamos apresentar o estudo de maneira serena para a equipe central que trabalha com o ENEM.
Na oportunidade reli textualmente as conclusões do estudo, que dizem ser necessário tomar medidas de reforma da educação brasileira baseadas nesse exame com cuidado e que estudos posteriores são necessários. Em nenhum momento o estudo pretendeu lançar um juízo final negativo sobre o ENEM, mas, ao contrário, como concordou a colega ligada ao PISA, ele poderá aperfeiçoar a pré-testagem dos itens, identificando aqueles em que for encontrada Performance Induzida Reversa.
O trabalho foi tema do noticiário da TV Globo em SP e a matéria pode ser encontrada no site G1, da Globo, na aba SPTV 2a. edição, na matéria do dia 3 de setembro. Por contato da jornalista Renata Cafardo, o INEP recebeu o trabalho e respondeu que "não desqualifica o estudo da USP", mas que realiza "testes similares com resultados positivos". Na oportunidade, não nos foram pedidas informações adicionais.
O link é:
http://g1.globo.com/videos/
O trabalho apresenta resultados surpreendentes sobre o desempenho dos estudantes e apresenta duas hipóteses para explicar os resultados obtidos. Uma delas foi denominada "despistamento" e outra "falta de coesão" entre texto de apoio e comandos.
"Discussões acaloradas" na Espanha, conversa com a equipe do PISA e convite para discutir os dados em Brasília. Isso que é repercussão!!
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