Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Base Bioquímica da Vida

Dificilmente um aluno no inicio do ensino médio deixa de notar que galactose, frutose e glicose têm a mesma fórmula química, que representa uma molécula com seis átomos de carbono, doze de hidrogênio e seis de oxigênio. A pergunta é quase inevitável: por quê?


Como "porque sim não é resposta", restaria mostrar aos alunos a geometria espacial da molécula. Eles podem até montar uma molécula de glicose e outra de frutose e perceberão a diferença.



Há pelo menos um fabricante de modelos desmontáveis de moléculas no Brasil, na cidade de Florianópolis. Vale a pena conferir no site:



www.atomlig.com.br



e o telefone:



XX (48) 3269-3150



No site há endereços e telefones de distribuidores em diversas cidades. O "kit molecular para o ensino de química orgânica" (atomlig 77) permite construir modelos do tipo esfera-e-bastões ou os modelos mais compactos, que representam as nuvens atômicas.



A representação tridimensional permitirá uma compreensão que dificilmente seria alcançada por esses alunos com representações tradicionais, muito abstratas.



Por fim: conversei com uma professora que se lembrou ter visto esses modelos na escola, sem uso, mas não lhe tinha ocorrido que poderiam ser tão úteis nas aulas de biologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário